Home » Unhas e Cabelos » Barba » Como deixar sua barba crescer

Como deixar sua barba crescer


como-deixar-sua-barba-crescer-dermatologia-e-saude-350x300-1As barbas voltaram com tudo! Deixe a sua crescer com os cuidados necessários

Ok, você decidiu deixar a barba. Há alguns anos as barbas voltaram com tudo, inclusive barbas cheias, estilo lenhador, que há décadas não se via. Elas passam uma imagem de força, vigor, virilidade, e porque não, low profile. Então, por que não deixar a sua assim?

Primeiro, avise a sua mãe. Você vai ter dificuldades. Mães nunca estão preparadas para ver seus filhos crescidos, independentes e no exercício de sua sexualidade (e barba é um senhor indicador de maturidade sexual masculina).

Avise também sua namorada. Se não tem namorada, tudo bem, a próxima vai ter que gostar de barba. Na verdade, talvez fique mais fácil arranjar uma namorada.

E, por fim, a barreira mais cruel: barba não é pra quem quer, é pra quem pode. Sua genética vai definir isso de forma irreversível. Se você tiver áreas falhadas, áreas sem pelos, somente alguns estilos irão bem. Há barbas que não são possíveis. Aí é passar a vida de cara limpa.

Então, mãos à obra!

A primeira coisa a fazer é deixar a barba crescer. Livre. Nos primeiros dias vai ficar um aspecto de barba por fazer. Alguns podem achar desleixo, por outro lado dá um look casual, de quem está confortável e confiante. Use esta estratégia. Com mais alguns dias, barbeie os limites (pescoço e bochechas) se você quer parecer clean, sofisticado. Caso não, você terá um aspecto rebelde. Você escolhe (e cuidado, seu chefe também fará as escolhas dele…).

E esteja preparado para surpresas: a cor dos pelos da barba pode ser diferente da cor dos cabelos. Na verdade, até a textura dos pelos, formato (encaracolados, lisos) podem ser diferentes.

De início, pode haver uma certa coceira. Uma pele acostumada a se barbear sempre, ser limpa e raspada todos os dias, removendo sujidades, restos celulares, terá alguma dificuldade de adaptar a um padrão de pelos sempre crescendo (isso não é problema, seu couro cabeludo está aí para provar). Sempre lave bem sua barba, até com mais dedicação que lava seus cabelos. A barba está próxima à boca e ao pescoço, então falta de higiene é impedimento de deixar barba crescer. Se não puder cuidar, não deixe. Você estará propenso a dermatites e infecções, fora o mau cheiro. Assim como um cabelo sujo.

A área do bigode tem mais importância que parece: fique atento para a direção que os pelos crescem, e mantenha-os direcionados para baixo e para fora, aparando os que saiam desta regra. E crucial: não deixe que os pelos cresçam por cima dos lábios. É extremamente desagradável visualmente, além de pouco higiênico.

Com sua barba mais crescida, você já pode começar a optar por formatos. Há vários. A barba bem curta, que passa um look bad boy, é o primeiro que você pode usar. Porém, se o rosto da sua namorada parecer que está lixado, não tenha dúvida, é você. Espere mais uns dias para não maltratá-la, barba mais longa é mais gentil. Há imensas variações a partir do momento em que a barba cresce, você vai ter que combinar seu estilo, suas preferencias e o formato do seu rosto. Avalie com um cabeleireiro ou barbeiro profissional, vai te ajudar muito.

A não ser que você queira parecer revoltado, inconformado, a melhor opção é manter os pelos próximos sempre no mesmo tamanho. Pode ser barba rente ao rosto, média ou longa, pode variar deixando os pelos do queixo maiores, e a lateral menor, mas os pelos próximos devem estar do mesmo tamanho.

Boa barba!



Dr. Marco Otávio Rocha CoutoDr. Marco Otávio Rocha Couto
Médico Dermatologista
CRM-DF 12.167 | RQE 6137

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *