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10 alimentos para turbinar a sua pele!

10-alimentos-para-turninar-a-sua-pele-dermatologia-e-saude-350x300Nossas escolhas alimentares interferem diretamente em nossa saúde e beleza. Destacamos 10 alimentos simples que vão te ajudar a cuidar e melhorar sua pele:

1- Azeite de oliva:

extraído das azeitonas, o azeite de oliva é rico em ômega 3, vitaminas A e E.
O ômega 3 é considerado uma gordura do “bem”, que ajuda a reduzir o colesterol ruim. Na pele, apresenta uma ação anti-inflamatória com efeito benéfico sobre doenças como a psoríase e a dermatite atópica.
A vitamina A é muito importante para manter a pele lisinha e hidratada, enquanto a vitamina E é um potente antioxidante que ajuda a proteger a pele do envelhecimento extrínseco (causado por fatores externos como o sol e a poluição).

2- Tomates:

rico em antioxidantes potentes como o licopeno, a vitamina A e a vitamina C.
Os antioxidantes protegem o DNA das células contra fatores externos e internos que causam o envelhecimento e mutações cancerígenas.
A vitamina C, além da ação antioxidante, é importante para a produção de colágeno, e previne a flacidez da pele.

3- Castanhas (castanha do Pará, amêndoas, nozes):

ricas em vitamina E, potente antioxidante que protege a pele da ação dos radicais livres e previne o envelhecimento.

4- Pimentão amarelo:

difícil acreditar, mas quando consumido cru, 100 g de pimentão amarelo tem mais vitamina C que um copo de 200 ml de suco de laranja! A vitamina C é um suplemento indispensável para que quer uma pele bonita, pois além da ação antioxidante, estimula a produção do colágeno e melhora a flacidez da pele.

5- Vegetais amarelos, como cenoura e abóbora:

são ricos em betacarotenos que ajudam a deixar a pele com um tom saudável (“bronzeado”). Os betacarotenos também se transformam em vitamina A, essencial para a hidratação da pele.

6- Atum:

as proteínas são importantes na formação de todos os tecidos do corpo, incluindo a pele. Após a digestão, as proteínas dos alimentos se transformam em aminoácidos, que são os “tijolos” para a formação do colágeno e elastina, principais proteínas que constituem a pele, responsáveis por sua firmeza e elasticidade. O atum também é rico em ômega 3, “anti-inflamatório natural” para a pele.

7- Grãos integrais (aveia, trigo, cevada):

esses grãos são ricos em silício, mineral indispensável para a produção de colágeno e queratina, ajudando a fortalecer pele, unhas e cabelos.

8- Vinho tinto e suco de uva integral:

o resveratrol é um potente antioxidante que protege o DNA das células da pele, com ação na prevenção contra o câncer de pele. Está presente na casca de uvas escuras, por isso o vinho tinto e o suco de uva integral são uma boa maneira de consumi-lo em quantidades adequadas.

9- Soja:

a soja é rica em isoflavona, que além da ação antioxidante, assemelha-se ao hormônio feminino estrógeno, que é um dos grandes responsáveis pelo “viço” da pele da mulher jovem. É também fonte de proteína vegetal contribuindo para evitar a flacidez da pele.

10- Couve:

essa folha é rica em luteína, mais um importante antioxidante que protege as células da pele dos efeitos maléficos da radiação ultravioleta. Possui ainda vitamina A, C e ferro, esse último importante para a saúde dos cabelos e unhas.



Dra. Juliana PiresDra. Juliana Pires
Médica Dermatologista
CRM-BA 21.882 | RQE 008.828

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3 Comentários

  1. Tenho melasma nos rosto qual o melhor tratamento e alimentos

    • Cara Olinda, agradecemos sua mensagem!

      O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo. Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.

      Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

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