Home » Doenças da Pele » Dermatite de mãos

Dermatite de mãos

dermatite-de-maos-dermatologia-e-saude-350x300A dermatite irritativa das mãos é um quadro muito incômodo e frequente, causado pelo contato com agentes irritantes como produtos de limpeza, poeira, água e papéis

As mãos sofrem agressão constante nas tarefas do dia a dia. O contato frequente com água, produtos de limpeza, poeira e papéis pode levar a um quadro de irritação nas mãos conhecido como dermatite irritativa das mãos.

Pode iniciar apenas como ressecamento. Com a continuidade da exposição ao agente irritante, o quadro pode evoluir para vermelhidão, descamação e até fissuras dolorosas, muitas vezes impedindo o paciente de trabalhar e até mesmo continuar a exercer sua profissão. Quando a dermatite ocorre por muitos anos, as marcas da impressão digital podem se apagar.

Donas de casa, profissionais de cozinha e de limpeza estão entre as pessoas mais comumente afetadas pelo problema. Profissionais expostos a papéis, especialmente velhos e empoeirados, como bibliotecárias e funcionários de fórum também. Professores que dão aulas em quadro negro frequentemente têm as mãos afetadas pelo pó do giz.

O passo mais importante do tratamento são as medidas usadas para evitar o contato com o agente irritante. Luvas de borracha longas conferem boa proteção ao contato com água e produtos de limpeza. Quando os irritantes são secos e o paciente precisa manter a sensação do tato, podem ser usadas luvas de malha ou de algodão.

A hidratação das mãos ajuda a manter a integridade da pele, melhorando o quadro e prevenindo recorrências.

Em casos mais graves, o dermatologista pode prescrever pomadas anti-inflamatórias e cremes que reforçam a barreira de proteção da pele. Nos quadros recorrentes, é importante investigar se o paciente é sensibilizado a algum alérgeno, fazendo o diagnóstico diferencial com a dermatite de contato alérgica por meio do teste de contato.



Dra. Erica Fialho PieroteDra. Erica Fialho Pierote
Médica Dermatologista
CRM-MG 39638 | RQE 16114

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *