Home » Câncer de Pele » Terapia fotodinâmica

Terapia fotodinâmica

A terapia fotodinâmica é uma técnica utilizada em dermatologia para o tratamento de alguns tipos de câncer de pele e principalmente para sua prevenção, através da eliminação das células alteradas

Múltiplas queratoses actínicas no antebraço e mãos-campo de cancerização
Múltiplas queratoses actínicas no antebraço e mãos-campo de cancerização

Terapia fotodinâmica(TFD)

Terapia fotodinâmica é uma técnica de tratamento dermatológico utilizada para determinados tipos de câncer de pele (não melanoma) e principalmente sua prevenção, através da eliminação seletiva das células alteradas (malignas ou potencialmente malignas).

Como é realizada a terapia fotodinâmica?

Ao aplicarmos na área afetada uma substância sensível à luz seguido da exposição a uma fonte de luz específica (LASER ou outras) promovemos a ativação da droga aplicada destruindo apenas as células potencialmente malignas ou malignas. Portanto, na terapia fotodinâmica, as cicatrizes são minimizadas.

Quais são as indicações deste tratamento?

Pode ser utilizada no tratamento de queratoses actínicas, alguns subtipos do carcinoma basocelular e várias outras doenças como acne, rosácea, onicomicose ou mesmo para o rejuvenescimento facial.

Um uso bastante interessante é para promover uma “inspeção minuciosa” na pele cronicamente exposta ao sol e afetada por tumores recorrentes (campo de cancerização). A terapia fotodinâmica é capaz de identificar e eliminar as células alteradas antes mesmo que as lesões se tornem visíveis (efeito preventivo).

Trata-se de um procedimento ambulatorial que deve ser realizado por médico especialista. Logo após o tratamento e por alguns dias, a pele ficará vermelha e bastante sensível ao sol e à luz, como após uma queimadura solar.

Consulte seu dermatologista para maiores informações. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.



Dra. Valeria Crispim Baiocchi CappiDra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi
Médica Dermatologista
CRM-GO 8244 | RQE 4538

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *