Home » Câncer de Pele » Pintas/sinais » Nadador australiano é avisado de pinta suspeita por fã

Nadador australiano é avisado de pinta suspeita por fã

O nadador australiano Mack Horton, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, removeu uma pinta suspeita após uma fã contatar o médico da delegação australiana de natação por email. A fã percebeu que a pinta em questão havia se modificado ao comparar imagens do nadador de 2012 e 2016.

Mack Horton 2012-2016

Pintas que mudam são perigosas?

Toda pinta que sofre mudança de tamanho, cor ou formato é suspeita e deve ser examinada por um dermatologista para afastar a possibilidade de melanoma, o mais perigoso câncer de pele. Mas fique tranquilo que nem sempre é melanoma! Pintas benignas podem sofrer transformação maligna e virarem melanoma, e felizmente este comportamento é a exceção e não a regra.

A maior parte das pintas que mudam é benigna, sendo essa alteração comum em pessoas jovens. Mudanças (seja de tamanho, cor ou formato) após os 50 anos são suspeitas, sendo necessário removê-las.

Porque devo examinar minhas pintas?

Pintas que mudam podem ser melanoma, um câncer de pele agressivo que pode espalhar pelo corpo e levar a óbito. Quando diagnosticado em fases iniciais, a doença é facilmente curada por cirurgia simples, por isso é fundamental o diagnóstico precoce. Se você tem uma pinta que está mudando de cor ou formato, que está crescendo ou que sangrou, agende uma consulta com um médico dermatologista, ele é capaz de avaliar se a pinta é perigosa ou não. O dermatologista tem uma série de recursos, como a dermatoscopia digital, para determinar se a pinta é ou não suspeita, aumentando a precisão do diagnóstico.

Em pessoas com muitas pintas, nas quais é difícil acompanhar mudanças, pode ser necessário o acompanhamento por exame de mapeamento corporal. Se você tem uma pinta que mudou agende uma consulta com seu dermatologista, cuide da sua saúde, nem todo mundo tem fãs que são verdadeiros anjos da guarda.



Dr. Gustavo Alonso PereiraDr. Gustavo Alonso Pereira
Médico Dermatologista
CRM-SP 97410 | RQE 37815

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *