Home » Câncer de Pele » Ceratose actínica e campo cancerizável

Ceratose actínica e campo cancerizável

ceratose-actinica-e-campo-cancerizavel-dermatologia-e-saude-2A ceratose actínica é uma lesão de pele causada pelo sol que sempre deve ser tratada pois pode se transformar em câncer de pele (carcinoma espinocelular).

Geralmente aparece em pessoas de pele clara que se expuseram ao sol ao longo de vários anos. Algumas lesões iniciais podem ainda não ser visíveis, apesar de já estarem presentes na pele, o que chamamos de campo cancerizável

A ceratose actínica aparece como uma lesão vermelha, áspera, que pode descamar, localizada nas áreas mais expostas ao sol como nariz, orelhas e testa, sendo os braços, decote e couro cabeludo também comumente afetados.

A prevenção, com a educação da população para evitar exposição solar e fazer uso de filtros solares e roupas de proteção, é a medida mais importante para evitar o surgimento dessa doença de pele que está cada dia mais comum.

O tratamento da ceratose actínica e do campo cancerizável pode ser feito por cirurgia, crioterapia, medicamentos em creme, terapia fotodinâmica convencional ou com a luz do dia. Procure seu dermatologista para discutir a melhora forma de tratamento para o seu caso.

várias lesões de ceratoses actínicas
Várias lesões de ceratose actínica em pele danificada crônicamente pelo sol.


Dra. Erica Fialho PieroteDra. Erica Fialho Pierote
Médica Dermatologista
CRM-MG 39638 | RQE 16114

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *